Você está em: Página Inicial > Todos as Notícias > Protocolo de BIOSSEGURANÇA para retorno de atividade curricular e extracurricular!!
Equipe de comunicação e Marketing. | Postado em: 23/10/2020 - 15:48
Protocolo de BIOSSEGURANÇA para retorno de atividade curricular e extracurricular!!
Colégio Cristo Rei, apresenta o protocolo que oficializa o retorno das atividades presenciais. VOLTA AS AULAS 2021.

PROTOCOLO PARA RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS NO COLÉGIO CRISTO REI

 

As aulas nas instituições de ensino da rede pública e privada no Paraná foram suspensas por tempo indeterminado, a partir do dia 20 de março de 2020, em decorrência do Decreto nº. 4230, assinado em 16 de março de 2020, como forma de reduzir o contato entre as pessoas e como contenção da propagação do novo Coronavírus.

O Colégio Cristo Rei, de Marechal Cândido Rondon, reconhece a importância do acolhimento e da necessidade do retorno gradual das atividades, seguindo o protocolo segundo a Resolução SESA Nº 1231/2020 de 09/10/2020, visando sempre a segurança dos nossos alunos e colaboradores.

 

1. ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

 

De acordo com as recomendações da Resolução SESA Art. 1, o Colégio Cristo Rei retomará gradativamente as atividades presenciais a partir de 19/10/2020 adotando o seguinte protocolo:

1.1 As salas de aula do Colégio foram reorganizadas atendendo os requisitos de segurança sanitária;

1.2 Os pais que autorizarem seus filhos a realizar as atividades complementares extracurriculares presenciais necessitam enviar à Secretaria do Colégio o Termo de Compromisso com as medidas de segurança da Secretaria de Estado da Saúde assinado (anexo), tendo em vista que as famílias terão o direito de escolher se o filho participará ou não dessas atividades no colégio;

1.3 Ressaltamos que este não é retorno das aulas presenciais, sendo que as mesmas continuam na forma remota;

1.4 A frequência às atividades complementares extracurriculares presenciais não substituirá as aulas remotas, devendo o estudante continuar a realizar as atividades propostas;

1.5 Os pais e responsáveis deverão ajudar na conscientização das medidas de segurança e higienização necessárias;

1.6 Os estudantes que necessitam de atendimento especializado podem ter acesso às aulas presenciais somente mediante autorização médica, respeitando a ordem do protocolo definido, observando os horários de atendimento definidos pela equipe pedagógica;

 

Educação Infantil e Fundamental I

 

● A montagem das turmas respeitará o distanciamento segundo as normativas do Governo do Estado do Paraná. As salas foram reorganizadas respeitando a orientação de distanciamento mínimo de 1,5 m²;

● Os alunos trarão somente os materiais necessários para o atendimento (caneta, lápis, borracha, cadernos, apostilas, dentre outros);

● Proíbe-se o compartilhamento de qualquer objeto (canetas, lápis, borrachas, livros, cadernos, dentre outros);

● Para os docentes e alunos, será obrigatório o uso de máscaras a partir do maternal 3 anos;

 

2. ENTRADAS E SAÍDAS

 

2.1 A entrada e a saída dos alunos da Infantil será pela Rua Mem de Sá;

2.2 A entrada e a saída dos alunos do Fundamental I será realizada pelo portão principal situado à Rua São Paulo, nº 397;

2.3 Ao chegar ao colégio, será aferida a temperatura do aluno. Caso a verificação da temperatura registrada esteja igual ou maior que 37°C, o mesmo será isolado em sala especial e o colégio entrará em contato com os responsáveis para que os mesmos busquem o aluno e o encaminhem para atendimento médico (este mesmo procedimento acontecerá caso o aluno apresente temperatura elevada em qualquer momento durante sua presença nas dependências do colégio);

2.4 O uso de máscara de tecido será obrigatório para todos;

2.5 Nos ambientes de uso comum na escola, haverá a marcação do distanciamento recomendado;

2.6 Após os procedimentos de segurança e higienização de entrada, os estudantes serão encaminhados diretamente para sua sala de aula para a realização das atividades;

2.7 Nenhuma pessoa com qualquer sintoma gripal poderá vir à escola;

 

3. HIGIENIZAÇÃO

 

3.1 Todo o sistema de limpeza do colégio foi reorganizado. As equipes de limpeza e manutenção passaram por treinamentos e todos estão aptos a realizar os procedimentos de higienização com segurança;

3.2 Os mesmos utilizarão os EPI’s necessários  de acordo com sua função;

3.3 Todas as entradas possuem tapetes sanitizantes e totens com álcool em gel;

3.4 Para cada sala de aula, será disponibilizado frasco dosador de álcool em gel e os professores da Educação Infantil e Fundamental I farão a distribuição do mesmo nas mãos das crianças;

3.5 A higienização das salas será realizada antes do início de cada turno e as mesmas serão mantidas ventiladas, mesmo quando se fizer necessário o uso do ar condicionado;

3.6 A equipe de limpeza irá reforçar a higienização de superfícies que são tocadas por muitas pessoas, como grades, mesas, carteiras, puxadores de porta e corrimões;

3.7 Os banheiros serão higienizados antes da abertura, no fechamento e a cada três horas;

3.8 Serão usadas toalhas de tecido ou de papel umedecidas com desinfetante autorizado pela Anvisa para limpar itens eletrônicos que são tocados com frequência (ex.: telefones, teclados, controles remotos);

3.9 As almofadas de tecido e puff´s foram removidos do ambiente escolar, tendo em vista a dificuldade de higienizar essas superfícies;

3.10 Diariamente, será realizada a coleta e remoção do lixo. O mesmo será ensacado em recipientes apropriados, para o correto descarte;

3.11 Foram fixados cartazes em pontos estratégicos como banheiros, salas de aula, corredores, bebedouros, etc, com objetivo de orientar e conscientizar os estudantes sobre cuidados e prevenção à saúde e o cumprimento do protocolo de segurança;

 

4. ALIMENTAÇÃO E USO DO TOALETE

 

4.1 A alimentação será realizada em sala de aula, sob a supervisão da professora. (O lanche não deverá ser compartilhado);

4.2 Cada aluno deverá trazer sua própria garrafa d’água identificada com o nome e será responsável pela mesma;

4.3 Os bebedouros com disparo para a boca foram desativados;

4.4 Professores auxiliares farão o controle e/ou acompanhamento dos alunos ao banheiro e para o reabastecimento das garrafas de água;

 

5. LIMITAÇÃO DE ACESSO AO COLÉGIO

 

5.1 O acesso às dependências do colégio será limitado às pessoas indispensáveis ao funcionamento do mesmo e que não apresentem fatores de risco, sempre fazendo o uso de máscara;

5.2 O atendimento ao público será feito, preferencialmente, de forma on-line ou via telefone e caso seja necessário atendimento presencial, deverá ser previamente agendado;

5.3 A entrada de fornecedores de insumos, prestadores de serviços, será permitida, preferencialmente e quando possível, fora dos horários de entrada, saída e intervalos dos alunos. Esses profissionais deverão seguir todos os procedimentos preventivos de segurança e higienização e o uso da máscara é obrigatório;

 

 

6. ATIVIDADE FISICA EM PROMOÇÃO A SAÚDE E BEM ESTAR

 

Nas atividades de promoção da saúde e bem estar, envolvendo a atividade física, serão tomados os seguintes cuidados:

6.1 Conforme a Resolução SESA Nº 1231/2020 Art. 3, visando ampliar a formação do aluno em promover a saúde mental e física, ocorrerá atividades de esporte e bem estar, seguindo as normas de distanciamento e segurança, em espaços adequados, sendo eles, a quadra Poliesportiva menor de 400 m², o ginásio de 800m² e o gramado com aproximadamente 1.000 m²;

6.2 Os alunos serão atendidos de forma individualizada, sem contato físico, em espaços grandes, arejados, em atividade escalonada, em forma de circuitos individuais; utilizando-se estratégias pedagógicas de desenvolvimento físico e mental;

 

7. GRUPOS DE RISCO

 

7.1 Conforme a Resolução SESA Nº 1231/2020 art. 13, de 09 de outubro de 2020:

Estudantes, trabalhadores e frequentadores da instituição de ensino que pertencem aos grupos de risco, conforme definido na Portaria conjunta nº 20 do Ministério da Economia e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, de 18 de junho de 2020 e guia de vigilância epidemiológica, ou que convivam com pessoas dos referidos grupos, devem ser orientados a não realizar as atividades de forma presencial.

São considerados pertencentes ao grupo de risco:

✔ - acima de sessenta anos;

✔ - com doenças crônicas;

✔ - com problemas respiratórios;

✔ - gestantes e lactantes.

 

8. DAS MEDIDAS EM RELAÇÃO A SINAIS E SINTOMAS

 

8.1 O Colégio atenderá o Art. 21 da Resolução do SESA 1231/2020, em relação as estratégias para identificação precoce de estudantes e trabalhadores classificados como casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, realizando o monitoramento diário da temperatura de todas as pessoas que adentrarem na instituição;

8.2 A triagem da temperatura será realizada por meio de termômetros infravermelhos sem contato direto com a pele;

8.3 O colégio organizou a escala dos funcionários responsáveis pela triagem, fornecendo-lhes treinamento antecipado;

8.4 Caso alguma pessoa se recuse a ter a temperatura aferida ou insista em entrar no colégio com a temperatura elevada, o colaborador deve comunicar a direção ou coordenação;

8.5 Nos casos suspeitos, a instituição de ensino irá documentar e comunicar às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde para monitoramento destas situações;

8.6 Caso ocorra contaminação com disseminação entre estudantes, professores ou demais colaboradores, a instituição será interditada por 14 dias, retornando para o modelo de aulas 100% remotas durante este período;

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Conforme Art. 2º da Resolução Nº 3.943/2020, para viabilizar o cumprimento do disposto no artigo 1º, as instituições de ensino deverão obedecer as medidas de prevenção e controle dispostas na Resolução SESA nº 1.231 de 9 de outubro de 2020 ou outra venha a substituí-la.

Este protocolo foi elaborado pela Comissão Interna de Retorno às atividades extracurriculares presenciais e foi apresentado à Comissão que representa os pais dos alunos.

Será comunicado aos pais e responsáveis sobre novos alinhamentos e determinações que poderão ocorrer conforme o monitoramento do Covid-19, seguindo orientações da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Segue anexo, termo de compromisso com as medidas de Segurança da Secretaria de Estado da Saúde, que deverá ser assinado pelo responsável do aluno e entregue à secretaria escolar.

 

 

Comitê Permanente de Monitoramento/Acompanhamento do retorno às aulas presenciais.

 

Roque Cezar Barbosa

Diretor Pedagógico

Valtenci Tosta das Neves

Diretor Administrativo

Claci Boes

Coordenadora Pedagógica Ed. Infantil

Luciane de Fátima Pereira Schneider

Coordenadora Pedagógica Fundamental - I

Adriana Royer Godinho

Orientadora Pedagógica

Maura Ap. Fonseca Barbosa

Tesoureira

Silvana Siqueira Da Silva Zanette

Secretária Escolar

Michel Vasconcelos

Departamento de Comunicação e Marketing

João Klein

Presidente da APMF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TERMO DE COMPROMISSO COM AS MEDIDAS DE SEGURANÇA DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PARA RETORNO PRESENCIAL

 

 

Eu,____________________________________________________________________, portador do CPF número__________________, responsável pelo estudante_____________________ __________________________, matriculado no ___ano, Turma ____, da Instituição de Ensino _________________________________, DECLARO que:

  • estou ciente sobre as medidas de segurança necessárias durante a pandemia de Covid-19;
  • o estudante matriculado nesta instituição de ensino não apresentou, nos últimos 14 (quatorze) dias nenhum dos sintomas de contaminação, tais como febre e tosse, ou que teve o diagnóstico de infecção pelo Covid-19.
  • entrarei em contato com a instituição de ensino caso o estudante apresente quaisquer dos sintomas causados pela infecção do Covid-19.
  • o estudante está ciente de que necessita usar constantemente a máscara de tecido, assim como realizar a correta higienização das mãos por meio de lavagens com água e sabão e por uso do álcool em gel, bem como respeitar todas as medidas de segurança para o retorno, conforme orientação da instituição de ensino.
  • estou de acordo com o envio do estudante para a escola e me comprometo com a observância de todas as exigências constante no protocolo de retorno às aulas.

 

 

Data: ___/___ /_______

 

 

_____________________________                           

      Assinatura do Responsável                     

Outras Notícias

(45) 3254-1898
Atendimento por Email
secretaria@cristoreimcr.com.br
Rua São Paulo, n° 397, Centro - Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brasil
Tecnologia e desenvolvimento