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Equipe de comunicação e Marketing. | Postado em: 23/10/2020 - 15:48
RETORNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES EXTRACURRICULARES PRESENCIAIS!!
Colégio Cristo Rei, apresenta o protocolo que oficializa o retorno das atividades . complementares extracurriculares presenciais.

As aulas nas instituições de ensino da rede pública e privada no Paraná foram suspensas por tempo indeterminado, a partir do dia 20 de março de 2020, em decorrência do Decreto nº. 4230, assinado em 16 de março de 2020, como forma de reduzir o contato entre as pessoas e como contenção da propagação do novo Coronavírus.

O Colégio Cristo Rei, de Marechal Cândido Rondon, reconhece a importância do acolhimento e da necessidade do retorno gradual das atividades complementares extracurriculares presenciais, seguindo o protocolo segundo a Resolução SESA Nº 1231/2020 de 09/10/2020, visando sempre a segurança dos nossos alunos e colaboradores.

 

1. ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

 

De acordo com as recomendações da Resolução SESA Art. 1, o Colégio Cristo Rei retomará gradativamente as atividades extracurriculares presenciais adotando o seguinte protocolo:

1.1 As salas de aula do Colégio foram reorganizadas atendendo os requisitos de segurança sanitária;

1.2 Os pais que autorizarem seus filhos a realizar as atividades complementares extracurriculares presenciais necessitam enviar à Secretaria do Colégio o Termo de Compromisso com as medidas de segurança da Secretaria de Estado da Saúde assinado (anexo), tendo em vista que as famílias terão o direito de escolher se o filho participará ou não dessas atividades no colégio;

1.3 Ressaltamos que este não é retorno das aulas presenciais, sendo que as mesmas continuam na forma remota;

1.4 A frequência às atividades complementares extracurriculares presenciais não substituirá as aulas remotas, devendo o estudante continuar a realizar as atividades propostas;

1.5 Os pais e responsáveis deverão ajudar na conscientização das medidas de segurança e higienização necessárias;

1.6 Não ocorrerá o retorno dessas atividades para estudantes menores de cinco anos, devido à dificuldade do cumprimento das normas;

1.7 Os estudantes que necessitam de atendimento especializado podem realizar essas atividades, somente mediante autorização médica, respeitando a ordem do protocolo definidos, observando a escala de horários de atendimento definidos pela equipe pedagógica;

 

Educação Infantil e Fundamental I

 

? Serão atendidos no máximo 10 alunos por turma, de uma a três vezes na semana, conforme necessidade dos alunos;

? As salas foram reorganizadas, com carteiras dispostas conforme orientação de distanciamento mínimo de 1,5 m²;

? Os alunos trarão somente os materiais necessários para o atendimento (caneta, lápis, borracha, cadernos, apostilas, dentre outros).

? Proíbe-se o compartilhamento de qualquer objeto (canetas, lápis, borrachas, livros, cadernos, dentre outros);

? Para os docentes e alunos, será obrigatório o uso de máscaras;

 

2. ENTRADAS E SAÍDAS

 

2.1 A entrada e a saída dos alunos do Infantil IV, Infantil V será pela Rua Mem de Sá;

2.2 A entrada e a saída dos alunos do Fundamental I será realizada pelo portão principal situado à Rua São Paulo;

2.3 Ao chegar ao colégio, será aferida a temperatura do aluno. Caso a verificação da temperatura registrada esteja igual ou maior que 37°C, o mesmo será isolado em sala especial e o colégio entrará em contato com os responsáveis para que os mesmos busquem o aluno e o encaminhem para atendimento médico (este mesmo procedimento acontecerá caso o aluno apresente temperatura elevada em qualquer momento durante sua presença nas dependências do colégio);

2.4 O uso de máscara de tecido será obrigatório para todos;

2.5 Nos ambientes de uso comum na escola, haverá a marcação do distanciamento recomendado;

2.6 Após os procedimentos de segurança e higienização de entrada, os estudantes serão encaminhados diretamente para sua sala de aula para a realização das atividades;

2.7 Nenhuma pessoa com qualquer sintoma gripal poderá vir à escola;

 

3. HIGIENIZAÇÃO

 

3.1 Todo o sistema de limpeza do colégio foi reorganizado. As equipes de limpeza e manutenção passaram por treinamentos e todos estão aptos a realizar os procedimentos de higienização com segurança;

3.2 Os mesmos utilizarão os EPI’s necessários  de acordo com sua função;

3.3 Todas as entradas possuem tapetes sanitizantes e totens com álcool em gel;

3.4 Para cada sala de aula, será disponibilizado frasco dosador de álcool em gel e os professores da Educação Infantil e Fundamental I farão a distribuição do mesmo nas mãos das crianças;

3.5 A higienização das salas será realizada antes do início de cada turno e as mesmas serão mantidas ventiladas, mesmo quando se fizer necessário o uso do ar condicionado;

3.6 A equipe de limpeza irá reforçar a higienização de superfícies que são tocadas por muitas pessoas, como grades, mesas, carteiras, puxadores de porta e corrimões;

3.7 Os banheiros serão higienizados antes da abertura, no fechamento e a cada três horas;

3.8 Serão usadas toalhas de tecido ou de papel umedecidas com desinfetante autorizado pela Anvisa para limpar itens eletrônicos que são tocados com frequência (ex.: telefones, teclados, controles remotos);

3.9 As almofadas de tecido e puff´s foram removidos do ambiente escolar, tendo em vista a dificuldade de higienizar essas superfícies;

3.10 Diariamente, será realizada a coleta e remoção do lixo. O mesmo será ensacado em recipientes apropriados, para o correto descarte;

3.11 Foram fixados cartazes em pontos estratégicos como banheiros, salas de aula, corredores, bebedouros, etc, com objetivo de orientar e conscientizar os estudantes sobre cuidados e prevenção à saúde e o cumprimento do protocolo de segurança;

 

4. ALIMENTAÇÃO E USO DO TOALETE

 

4.1 A alimentação será realizada em sala de aula, sob a supervisão da professora. (O lanche não deverá ser compartilhado);

4.2 Cada aluno deverá trazer sua própria garrafa d’água identificada com o nome e será responsável pela mesma;

4.3 Os bebedouros com disparo para a boca foram desativados;

4.4 Professores auxiliares farão o controle e/ou acompanhamento dos alunos ao banheiro e para o reabastecimento das garrafas de água;

4.5 Foi recomendado aos professores e profissionais da instituição de ensino que tragam seu próprio lanche e sua garrafinha d´água;

 

5. LIMITAÇÃO DE ACESSO AO COLÉGIO

 

5.1 O acesso às dependências do colégio será limitado às pessoas indispensáveis ao funcionamento do mesmo e que não apresentem fatores de risco, sempre fazendo o uso de máscara;

5.2 O atendimento ao público será feito, preferencialmente, de forma on-line ou via telefone e caso seja necessário atendimento presencial, deverá ser previamente agendado;

5.3 A entrada de fornecedores de insumos, prestadores de serviços, será permitida, preferencialmente e quando possível, fora dos horários de entrada, saída, intervalos dos alunos. Esses profissionais deverão seguir todos os procedimentos preventivos de segurança e higienização e o uso da máscara é obrigatório;

 

6. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES PRESENCIAS AUTORIZADAS

 

6.1 O Colégio Cristo Rei irá ofertar atividades complementares extracurriculares educativas integradas ao Currículo Escolar, com a ampliação de tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem, que visem ampliar a formação dos alunos, sendo divididas em:

  • Práticas de aprofundamento da aprendizagem;
  • Reforço escolar e nivelamento da aprendizagem;
  • Atendimento educacional especializado;
  • Atendimento pedagógico individualizado;
  • Cultura e arte, esporte e lazer;
  • Promoção da saúde;

6.2 Sobre as atividades de cultura, arte, esporte, lazer, serão ofertados treinamentos (sem realização de jogo coletivo com contato); Atividade Física em Promoção da saúde e bem estar, circuito motor e condicionamento físico; Badminton e atletismo de acordo as normas de higiene e segurança;

6.3 No retorno às atividades extracurriculares presenciais ficam vedados o uso de salas ambientes (sala de convivência, biblioteca).

 

7. ATIVIDADE FISICA EM PROMOÇÃO A SAÚDE E BEM ESTAR

 

Nas atividades de promoção da saúde e bem estar, envolvendo a atividade física, serão tomados os seguintes cuidados:

7.1 Conforme a Resolução SESA Nº 1231/2020 Art. 3, visando ampliar a formação do aluno em promover a saúde mental e física, ocorrerá atividades de esporte e bem estar, seguindo as normas de distanciamento e segurança, em espaços adequados, sendo eles, a quadra Poliesportiva menor de 400 m², o ginásio de 800m² e o gramado com aproximadamente 1.000 m²;

7.2 Os alunos serão atendidos de forma individualizada, sem contato físico, em espaços grandes, arejados, em atividade escalonada, em forma de circuitos individuais; utilizando-se estratégias pedagógicas de desenvolvimento físico e mental;

 

8. GRUPOS DE RISCO

 

8.1 Conforme a Resolução SESA Nº 1231/2020 art. 13, de 09 de outubro de 2020:

Estudantes, trabalhadores e frequentadores da instituição de ensino que pertencem aos grupos de risco, conforme definido na Portaria conjunta nº 20 do Ministério da Economia e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, de 18 de junho de 2020 e guia de vigilância epidemiológica, ou que convivam com pessoas dos referidos grupos, devem ser orientados a não realizar as atividades de forma presencial.

São considerados pertencentes ao grupo de risco:

? - acima de sessenta anos;

? - com doenças crônicas;

? - com problemas respiratórios;

? - gestantes e lactantes.

 

9. DAS MEDIDAS EM RELAÇÃO A SINAIS E SINTOMAS

 

9.1 O Colégio atenderá o Art. 21 da Resolução do SESA 1231/2020, em relação as estratégias para identificação precoce de estudantes e trabalhadores classificados como casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, realizando o monitoramento diário da temperatura de todas as pessoas que adentrarem na instituição;

9.2 A triagem da temperatura será realizada por meio de termômetros infravermelhos sem contato direto com a pele;

9.3 O colégio organizou a escala dos funcionários responsáveis pela triagem, fornecendo-lhes treinamento antecipado;

9.4 Caso alguma pessoa se recuse a ter a temperatura aferida ou insista em entrar no colégio com a temperatura elevada, o colaborador deve comunicar a direção ou coordenação;

9.5 Nos casos suspeitos, a instituição de ensino irá documentar e comunicar às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde para monitoramento destas situações;

9.6 Caso ocorra contaminação com disseminação entre estudantes, professores ou demais colaboradores, a instituição será interditada por 14 dias, retornando para o modelo de aulas 100% remotas durante este período;

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Conforme Art. 2º da Resolução Nº 3.943/2020, para viabilizar o cumprimento do disposto no artigo 1º, as instituições de ensino deverão obedecer as medidas de prevenção e controle dispostas na Resolução SESA nº 1.231 de 9 de outubro de 2020 ou outra venha a substituí-la.

Este protocolo foi elaborado pela Comissão Interna de Retorno às atividades extracurriculares presenciais e foi apresentado à Comissão que representa os pais dos alunos.

Será comunicado aos pais e responsáveis sobre novos alinhamentos e determinações que poderão ocorrer conforme o monitoramento do Covid-19, seguindo orientações da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Segue anexo, termo de compromisso com as medidas de Segurança da Secretaria de Estado da Saúde, que deverá ser assinado pelo responsável do aluno e entregue à secretaria escolar.

 

 

 

 

Comitê Permanente de Monitoramento/Acompanhamento do retorno às aulas presenciais.

 

Roque Cezar Barbosa

Diretor Pedagógico

Valtenci Tosta das Neves

Diretor Administrativo

Claci Boes

Coordenadora Pedagógica Ed. Infantil

Luciane de Fátima Pereira Schneider

Coordenadora Pedagógica Fundamental - I

Adriana Royer Godinho

Orientadora Pedagógica

Maura Ap. Fonseca Barbosa

Tesoureira

Silvana Siqueira Da Silva Zanette

Secretária Escolar

Michel Vasconcelos

Departamento de Comunicação e Marketing

João Klein

Presidente da APMF

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